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Práticas Pedagógicas Colaborativas: integrando experiências, vislumbrando horizontes

Professora responsável: Perciliana Pena  (Unipam) 
Professoras colaboradoras: Maria Marta C. Pereira (Unipam); Tânia  Mara Corrêa (Unipac)  e 
Zeila Miranda Ferreira (UFU)
Representante da comissão de alunos: Nilda Íris Vaz Borges (Unipam)


Introdução
Os cursos de formação de professores têm solicitado das suas instituições novas e diferentes concepções de educação. A função social da universidade se amplia à medida que os problemas emergem. De acordo com os resultados expressos na avaliação do Sistema Mineiro de Avaliação Escolar (SIMAVE), ficou constatado que pode haver uma melhora na aquisição de conceitos, tais como os relativos aos processos de transformação da matéria; aos fenômenos eletromagnéticos; aos conceitos espaciais - relações topológicas, projetivas e euclidianas; à reprodução sexuada das plantas e à temporalidade (conceitos de tempo).


A aquisição dos conceitos ora apresentados, enquadra-se como incipiente, ou ainda como insatisfatório não atendendo, portanto aos critérios de uma aprendizagem significativa. Dessa forma, visando contribuir de forma salutar com a capacitação em serviço dos professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas públicas estaduais, foram planejadas oficinas, a serem desenvolvidas através de projetos trabalho que contemplavam alguns eixos temáticos. 


De acordo com o Projeto de Capacitação de dirigentes - PROCAD, Fase Escola Sagarana, Vol.3 - Projeto Político Pedagógico da Escola. Secretaria de Estado da Educação. Belo Horizonte, oficina é um "espaço otimizado de convivência institucionalizada onde se promove a troca de experiências sistematizadas, de fundamentação teórica, de articulação teoria-prática (...) uma fonte de idéias  vinculadas à prática, envolvendo sentimentos e experiências  de manipulação, produção e descobertas" (2001).  


A partir dessa concepção de oficina, momento de teoria, da ação e do aperfeiçoamento através do trabalho em grupo, colaborativo e cooperativo, da reflexão e elaboração transformadora, foram organizados os momentos de preparação, execução, avaliação e apreciação final das oficinas. 


Foram enfocados em todas as oficinas, referencial teórico-metodólogico: objetivos e desafios da educação contemporânea, objetivos do ensino de ciências integrando com as demais áreas do conhecimento, Geografia, História, Matemática, Português, Artes Plásticas, Teatro, Economia, Cultura, além de proporcionar uma visão integradora e de totalidade entre Ciência, tecnologia e sociedade.


Os eixos temáticos abordados foram os seguintes: 
1.    "Produzindo tintas para pintar o sete" (processo de transformação de pigmentos naturais).
2.    "Esculpindo com as mãos: entre fôrmas e formas" (processo de transformação de argila).
3.    "Rosa, tu és divina e graciosa..." (processo de reprodução sexuada dos vegetais).
4.    "Para você não se perder: a bússola do conhecimento" (processo de orientação espacial).
5.    "Alfabetização sem ba-be-bi-bo-bu: o mapa do tesouro"(processo de alfabetização cartográfica).
6.    "Bom apetite, com tomates verdes fritos" (processos de transformação do tomate).
7.    "Tecendo o conhecimento: entre agulhas e linhas" (processos de transformação da lã).
8.    "Reciclando com arte" (processos de transformação do lixo).
9.    "Pequena e poderosa: a riqueza que vem da soja"  (processos de transformação da soja).
10.    "O sabor e o sabor de "algo tão doce" (processos de transformação do algodão).
11.    "Aprender pode ser um grande (de)leite" (processos de transformação do leite).
12.    "M(i)lhorando a prática pedagógica" (processos de transformação do milho).

Objetivos do Projeto
•    Estabelecer intercâmbio entre instituições de ensino superior - Unipam e Unipac, proporcionando assim, a operacionalização e realização de experiências bem sucedidas, desenvolvidas em seus cursos de formação de professores;
•    Privilegiar o exercício da práxis pedagógica dos alunos do Unipam, que coordenaram as oficinas para os alunos da Unipac;
•    Proporcionar aos alunos da instituição parceira, a gestão e operacionalização do tempo e espaço pedagógico, ou seja, a gestão de projetos pedagógicos;
•    Criar novas possibilidades e perspectivas para as aprendizagens colaborativas e prática do estágio.


Organização pedagógica,  administrativa e Investimento

A organização pedagógica e administrativa do "I Encontro de Práticas Pedagógicas Colaborativas", ficou sob a responsabilidade das professoras Perciliana Pena, do Unipam, que ministra aulas das disciplinas 'Conteúdos e Metodologia de Geografia e História' e 'Conteúdos e Metodologia de Ciências' e Tânia Mara Corrêa que ministra aula na disciplina 'Práticas Pedagógicas', no nos cursos de Pedagogia e Normal Superior, da Unipac.


As professoras Zeila Miranda Ferreira, que em 2003 também era docente da Faculdade de Educação da UFU, ministrava no ano de 2002, a disciplina 'Conteúdos e Metodologia de Matemática',  Maria Marta do Couto Pereira, professora de 'Currículo' e Perciliana Pena fizeram a orientação pedagógica, a supervisão, elaboraram e desenvolveram esse projeto numa primeira versão com os alunos do 3º ano diurno e noturno da Pedagogia do Unipam, durante o ano de 2002. Procuraram efetivar esse planejamento, numa perspectiva de trabalho dinâmico, integrado, criativo e interdisciplinar, estruturando as diversas oficinas sobre os eixos temáticos já citados na Introdução do projeto. 


Para a organização administrativa do evento, já em 2003, os alunos do Unipam, dividiram-se em comissões, sob a orientação da professora Perciliana Pena (Unipam). A  coordenação da comissão de alunos, ficou com a aluna Nilda Íris Vaz Borges, que atualmente é aluna do 4º ano noturno do curso de Pedagogia do Unipam. A saber, as comissões se organizaram da seguinte forma: 
•    Comissão de Infra-estrutura: planejar e fazer a gestão do espaço do Unipam.
•    Comissão de Publicidade: buscar junto a comunidade local de patos de Minas, MG, patrocínio financeiro e material para a realização do evento.
•    Comissão de Comunicação: divulgar junto aos meios de comunicação de Patos de Minas, MG, a realização do evento.
•    Comissão de Registro: registrar através de filmes VHS e fotográficos, os momentos significativos do evento. Colher depoimentos da comunidade, dos professores, dos  estagiários e alunos envolvidos.  


As despesas do evento puderam ser cobertas, através da cobrança de taxa de inscrição dos alunos da Unipac e de patrocínios buscados juntos à comunidade de Patos de Minas,. 

Público Alvo,  Data,  Local e Facilitadores 

Participaram do "I Encontro de Práticas Pedagógicas Colaborativas", trezentos alunos dos cursos de Pedagogia e Normal Superior do Unipac, sendo que doze oficinas foram realizadas pela manhã e doze à tarde Essas foram ministradas no sábado, dia 28/06/2003, na Universidade Presidente Antônio Carlos - Unipac - Av. Minas Gerais, 1889, Araguari,  MG.
Para o desenvolvimento desse projeto, foram envolvidos e coordenaram as oficinas, os alunos do 4º ano de Pedagogia (diurno e noturno) do Unipam.

Enaltecendo os resultados...

O que é novo, diferente e inovador normalmente, desestabiliza! 
Diversos alunos do Unipam, inicialmente, tiveram posturas de resistência diante da ousada proposta educativa... Mas, como ensinou o mestre Paulo Freire (1987), "não existem práticas pedagógicas que não girem em torno de sonhos e utopias", as professoras envolvidas, insistiram na idéia, incentivaram e orientaram seus alunos e, à medida que iniciaram o trabalho de elaboração do projeto "Práticas Pedagógicas Colaborativas: integrando experiências, vislumbrando horizontes", o movimento dos alunos foi tão intenso e envolvente que tornou-se um prazer para discentes e docentes a preparação e efetivação do "I Encontro de Práticas Pedagógicas Colaborativas". 
O grupo de educadores e de futuros-professores, foi proporcionando a si, e conseguiu mobilizar também nos colegas participantes do evento, inúmeras oportunidades de envolverem-se com teorias, novas metodologias de ensino, sentimentos e experiências de manipulação, produção de conhecimentos e descobertas, desenvolvendo a empatia, o espírito de equipe, o trabalho cooperativo, a aprendizagem e o encontro de práticas pedagógicas colaborativas!


Referências bibliográficas

1.    ALARCÃO, Isabel (org). Formação Reflexiva dos Professores: estratégias de Supervisão. Coleção CIDInE, Lisboa: Porto, 1996.
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10.    PIMENTA, Selma Garrido. "Formação de professores: saberes e identidade". In Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
11.    SANTORO, F.M. BORGES, M.R.S. Um framework para estudos de ambientes de suporte à aprendizagem cooperativa. Revista Brasileira de Informática na Educação. 4, p. 51 - 68. 1998.
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14.    WACHOWICZ, Lilian Anna. Ensino: do conhecimento ao pensamento. E deste para os projetos. In Educação: Caminhos e Perspectivas. Vários autores. Curitiba: Champagnat, 1996.

 

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